Trecho do livro O Mestre da Vida, de Augusto Cury.
" Se achamos que a raiva, o ódio ou a reação fóbica de afastamento nos livrarão de nosso agressor, estamos enganados. Ele almoçará, jantará e dormirá conosco, pois ocupará a área central de nossa memória consciente e inconsciente.Consequentemente, ocupará grande parte de nossos pensamentos, que, por sua vez,afetarão a qualidade de nossas emoções. É por isso que, quando temos um problema, pensamos nele o tempo todo.
Quanto mais aversão sentirmos por alguém, mais essa pessoa ocupará nossos sonhos e nos provocará insônia. Lembre-se disso na próxima vez que alguém o frustrar: se não tomar cuidado, você dormirá com ele.
O Mestre de Nazaré não dormia com seus inimigos, pois não tinha inimigos. Os fariseus podiam odiá-lo e ameaçá-lo, mas todo esse ódio não os qualificava como inimigos. Por quê? Porque ninguém conseguia transpor a capacidade do mestre de proteger a própria emoção. Ele não permitia que a agressão dos outros afetasse sua alma.
Conheço a história de filhos que nunca mais confiaram nos pais depois que estes os frustraram. Conheço também pessoas que nunca mais reataram a relação com amigos depois de uma pequena discussão. Abriram as comportas de sua emoção e deixaram que um episódio turbulento destruísse para sempre um belo relacionamento.
O Mestre dos Mestres não se deixava invadir pelas injúrias, calúnias, frustrações e violência dos que o circundavam. Ele viveu de acordo com a bela frase de Galileu Galilei:" Devemos escrever os benefícios em bronze e as injúrias no ar."Ele era livre no lugar em que mais facilmente somos prisioneiros, livre em sua emoção.
Todos os líderes políticos que usaram a agressividade como ferramenta para impor suas ideias mancharam as páginas da história.A própria história os condenou. Foram esquecidos ou são lembrados com repugnância.
O nome de Jesus percorreu todas as gerações como fogo em madeira seca. Quais os motivos?Muitos.Não foi somente por sua demonstração de poder,mas muito mais pela sua disposição de não usá-lo.Quem agiu como Ele em todos os tempos?
Jesus mudou a história da humanidade pela delicadeza dos seus gestos num ambiente grosseiro e desumano, pelos patamares impensáveis que atingiu sua amabilidade num ambiente em que as pessoas não sabiam amar."
Quando o crente tem uma vida de oração e se dispõe a ser um intercessor, não somente suas necessidades são supridas, mas também as do Corpo de Cristo são atendidas. Precisamos deixar Deus cuidar de nossas vidas e Jesus mudará nossa história
ResponderExcluir