Quem sou eu

Minha foto
“A humildade não é apenas uma graça ou virtude como outras, ela é a raiz de todas, pois somente com humildade toma-se a atitude correta diante de Deus, e permite-se que Ele faça tudo”.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Nós é que mandamos no ibope.

Hoje em dia é difícil encontrarmos um programa de tv inteligente, crítico e até aquele que é basicamente para entreter tem que ser inteligente e de bom gosto.Esta semana li uma crônica de Luis Fernando Veríssimo em que ele escreve com propriedade sobre este assunto e nos lembra que temos uma arma contra os maus programas. Nós é que mandamos no ibope. Boa leitura!

" Nessa discussão sobre baixarias na TV e a má qualidade generalizada do que vai ao ar, ninguém se lembra que toda casa brasileira — pelo menos toda casa brasileira com TV — tem uma arma eficaz de autodefesa. É uma arma poderosa. Com ela se cala a boca do político embromador e do apresentador gritão, se elimina o programa que choca ou desagrada e o troca por outro, se chega até, em casos extremos, a cortar a força do aparelho ofensivo e silenciá-lo, para sempre ou por algum tempo, para aprender. E tudo isto sem sair da poltrona.

O nome da arma é Controle Remoto. É movida a pilhas e cabe na palma da mão. Não é uma invenção muito antiga. (Sim, crianças, houve um tempo em que para ligar e desligar a TV ou mudar de canal você precisava sair do sofá e ir até lá. Inconcebível, eu sei.).

Mas minha neta começou a usar o controle remoto antes de começar a andar, e pelo menos duas gerações se criaram usando-o sem se dar conta da mágica que tinham nas mãos. O poder de mover as coisas à distância e comandar o mundo sem precisar sair do lugar é uma ambição humana desde as primeiras bruxas, mas as gerações que se criaram com ele usam o CR com a inconsciência de um cachorro brincando com uma bola de césio.

Se não se dão conta do seu poder mágico, muito menos se dão conta de que o CR é uma arma. Porque o CR também representa essa outra coisa potente que temos para nos defender das agressões da TV: o livre arbítrio. A capacidade de decidir por nós mesmos. De procurar uma alternativa, outro canal, ou o silêncio. Em vez de dizer "isto deveria ser proibido" e incentivar, indiretamente, a censura, e negar o direito dos outros de gostarem de porcaria, deveríamos exercer, soberanamente, a liberdade de escolha do nosso dedão.

TATUAGEM
Já que falei na neta: ela gosta de me tatuar. Fica rabiscando meu braço com uma caneta e descrevendo o que está desenhando. "Uma bailarina... Um copo... Um foguete..." Todos os rabiscos são iguais. Só ela vê a bailarina, o copo, o foguete. E eu também, claro. "

Fonte: Jornal Zero Hora

17 comentários:

  1. Olá prezada irmã, paz! Passei aqui para retribuir a sua visita e comentário no meu singelo Blog, agradeço as palavras de incentivo e aproveito a oportunidade para parabenizá-la pelo seu Blog. Que Deus em Cristo continue lhe abençoãndo, estarei seguindo o seu blog também.

    Abraço Fraterno

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!
    Anda sumida, que tal ir la nos ler?
    Seu espaço é lindo!
    Bjins

    ResponderExcluir
  3. olá venho ler a postagem e
    me interessei muito
    que nós venhamos saber usar
    o poderoso controle remoto

    te convido a conhecer meu blog
    http://diariodevocional2012.blogspot.com/

    linda semana parabéns pelo blog bjs

    ResponderExcluir
  4. Olha...concordo plenamente que mandamos no que vêmos...fico de olho no que as crianças estão vendo!
    Novela nem pensar, não dá...Veem a TV Cultura e Futura...e acho que não sobra mais nada!
    E eu adorei seu comentário sobre sua neta...meu filho faz a mesma coisa...só ele entende o que escreve!
    Bjs e fique sempre a vontade "lem casa"!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  5. Boa noite!
    Concordo plenamente com esse texto, existem programas muito bons na cultura, será que as pessoas assistem? Uma ótima semana pra você, bjo!

    ResponderExcluir
  6. Texto lúcido . Há tempos me libertei da TV , assisto apenas alguns documentários
    .Vim também agradecer sua visita e carinho
    uma semana de muita paz
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, Margareth. Obrigada. Eu havia vindo hoje cedo aqui, mas não pude terminar o meu comentário, que falava sobre a censura ser de cada um, e a escolha também.
    Existem programas que não acrescentam em nada, e outrtos que aprendemos demais.
    Apenas é uma questão do mais te interessa e faz afinidade.
    Tenha uma boa noite, e fique na paz!
    Um beijo na alma!

    ResponderExcluir
  8. Exactamente... na minha casa só vejo os programas que desejo!

    ResponderExcluir
  9. Oi querida tudo bem?
    Vi seu blog em um outro blog,confesso que o título me chamou atençao!
    Como sou uma mulher voltada pra obra de Deus resolvi entrar e dá uma olhadinha!
    Muito bacana,e se me permiti já estou te seguindo!
    Abração e tenha uma semana abençoada :D Aninha

    ResponderExcluir
  10. Olá!!!Ótimo contexto sobre o assunto "tv".E vou mais além.Digo que a tv brasileira poderia ser um canal para a educação no Brasil.Criando campanhas contra a violência, a corrupção, o tráfico e outras coisas mais.Mas o que a gente vê, é a baixaria nossa de cada dia.A educação, sempre relegada a um segundo plano.Ótimo post!Parabéns! Bjs, Rubi.
    www.valentebrasil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Um cronica maravilhosa, estes dias mesmo fiz 3 post perguntando o que o leitor estava levando para sua casa e o primeiro era sobre a tv, estamos reféns de uma programação chula, pobre em que nada nos edifica, com certeza o controle remoto é uma grande arma, mas também temos que ver o que permitimos que nossas crianças assistam, e temos que ter o direito de denunciar coisas bestiais para que troquem de horário po exemplo como um bbb da vida, que ara mim nem deveria passar mas se não pudermos tirar do ar, que fosse mais tarde, para que os pequenos não vissem.

    ResponderExcluir
  12. Exatamente assim!
    Muitos adoram reclamar das porcarias que passam na tv! Mas ninguém quer deligar a televisão!
    Pessoas alienadas que esqueceram "poder" do controle remoto!

    Bjkas

    ResponderExcluir
  13. Olá!!!

    Adorei e assino embaixo, tanto o que disseste quanto a crônica do Veríssimo!!!
    A programação anda tão ruim que assisti-la é colocar lixo na mente!!!
    Abandonei a tv!Meus filhos assistem desenhos(temos que filtrá-los...tem cada desenho terrível!!)
    Beijos!!!
    Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  14. Não é só no Brasil a baixa qualidade do que por vezes passa na tv.
    E a opção é correta! Também faço o mesmo.

    Bj

    ResponderExcluir
  15. Olá Srta, agradeço sua visita em meu blog. Bem, a tv pode ser um grande aliado da população, que só vai em busca de qualidade quando estiver creescendo espiritualmente, acho! abraços

    ResponderExcluir