Buscar a excelência em tudo o que fazemos, não para sermos aplaudidos ou venerados, mas porque o que vivemos e o que temos tem valor para nós.
O trecho abaixo é do livro "O código da Inteligência", de Augusto Cury.Ele escreve sobre a diferença entre os bons e os excelentes profissionais, mas que podemos aplicar também na nossa vida em família, com amigos.
Espero que gostem! Boa leitura.
* Bons profissionais fazem tudo que lhe pedem, enquanto excelentes profissionais surpreendem, fazem além do que lhe solicitam.
Se alguém pede para um excelente profissional procurar determinadas informações, ele procura conseguir dados além dos solicitados. Se lhe pede para remendar uma rachadura na parede, procura também reparar outras rachaduras não detctadas. Se algué, lhe solicita encontrar uma alternativa para um determinado problema, estuda o máximno de possibilidades. Se lhe pedem água, também oferece um café.
* Bons profissionais corrigem erros, enquanto que excelentes profissionais os previnem.
Bons profissionais apagam o fogo, enquanto os excelentes previnem o incêndio. Bons profissionais tratam os sintomas, enquanto profissionais excelentes previnem as doenças.
Corrigir erros gera aplausos públicos, preveni-los nem sempre gera glamour social, mas produz um reconhecimento insubstituível e anônimo, o da própria consciêcia.
* Bons profissionais somente executam ordens, enquanto profissionais excelentes pensam pela empresa.
Bons profissionais pensam que pensam, mas no fundo repetem as ideias, enquanto excelentes constroem-nas. Bons profissionais fazem propagandas das suas obras, enquanto excelentes profissionais esperam que outros a reconheçam.Sabem que um líder doente formará liderados doentes, um líder ansioso criará um ambiente psicótico em sua empresa.
* Bons profissionais são individualistas, enquanto excelentes trabalham em equipe, lutam pelo cérebro do time.
Bons profissionais vivem ilhados, enquanto profissionais excelentes vivem interagindo. Bons profissionais valorizam a força do indivíduo,profissionais brilhantes valorizam a força do grupo. Bons profissionais lutam pelo estrelismo, enquanto profissionais excelentes lutam pelo sucesso da equipe.
* Bons profissionais usam o poder do medo e das pressões, enquanto excelentes usam o poder do elogio.
Bons profissionais são aptos para cobrar, pressionar, punir, mas excelentes profissionais são aptos para encorajar, estimular e apostar no seu time. Sabem que quem pressiona e pune seus pares está apto para lidar com números, mas não com seres humanos. Não têm a necessidade neurótica de estar sempre certo ou de ser o centro das atenções.
Excelentes profissionais sabem que liderança e carisma não dependem da cultura lógica, acadêmica. Há pessoas cultíssimas, mas que são intragáveis, enquanto que há pessoas simples que são intensamente surpreendentes.
Obrigado pela presença, querida.
ResponderExcluirContinuemos...