Quem sou eu

Minha foto
“A humildade não é apenas uma graça ou virtude como outras, ela é a raiz de todas, pois somente com humildade toma-se a atitude correta diante de Deus, e permite-se que Ele faça tudo”.

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

O guerreiro descansou

Este ano, algumas pessoas que fizeram  diferença para a sociedade se foram, e começamos a conhecer realmente o legado que deixaram depois de suas morte. Durante a vida os conhecemos de forma superficial, a mídia algumas vezes mostram estas pessoas, mas, o que dá realmente audiência são escândalos, o bem fica para outros planos. Por isto, nesta postagem, quero compartilhar um artigo que Ivo Nesralla e Fernando Lucchese ( cirurgiões cardiovasculares) escreveram sobre o Dr. Adib Jatene. Não quero idolatrá-lo, mas sim que excelentes atitudes  sejam compartilhadas, conhecidas.
Talvez algum parente ou amigo  já foi salvo por causa  da perseverança deste homem.

" Desde  seu nascimento  em Xapuri, no Acre, filho de um mascate emigrado do Líbano, Jatene foi durante toda a vida um guerreiro incansável. Jatene tinha alma de construtor. Como pesquisador desenvolveu no Brasil equipamentos que permitiram à cirurgia cardíaca brasileira tornar-se independente de importações e assumir a quarta posição no ranking mundial. Como construtor de instituições, as duas maiores da cardiologia brasileira levam a sua marca: o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e o Incor-SP, além disso dirigiu o Hospital do Coração de SP e estimulou a criação do Instituto de Cardiologia do RS. Jatene construiu uma reputação internacional. Em todo o mundo são conhecidas suas técnicas cirúrgicas. A mais notória é a “Cirurgia de Jatene”, uma técnica revolucionária para correção de bebês recém-nascidos com Transposição das Artérias do Coração. Jatene foi o grande construtor da saúde pública brasileira. Como secretário da Saúde de São Paulo, e depois, duas vezes ministro da Saúde, entendeu que em nosso país saúde sem financiamento não existe. Propôs então o imposto do cheque (CPMF) que teria permitido até hoje a cobertura da saúde ideal para nossa população se não tivesse sido desviado para outras finalidades. Jatene foi um construtor de ideias. Sua tese sobre a pobreza é clássica: “Pobre só tem amigo pobre, por isso não consegue romper o ciclo da pobreza.” Outra de suas ideias: “Trabalho não mata, o que mata é a raiva.” Ou ainda: “Quem faz o orçamento do Brasil são as empreiteiras.” Fato hoje amplamente demonstrado em nossos jornais. Jatene costumava dizer: “Que Deus me dê muitos sucessos para manter o entusiasmo e alguns fracassos para me manter humilde.” Nunca vimos Jatene se lamentar. Sua atitude construtiva superava suas ansiedades e decepções. Jatene foi também um construtor de cérebros. Seus filhos profissionais são cirurgiões e cardiologistas proeminentes espalhados pelo Brasil e América do Sul. Além disso, foi um competente construtor de sua família. Seus filhos médicos ocupam posições de destaque por mérito próprio. Adib Jatene foi um guerreiro e um construtor incansável. Nós tivemos o privilégio de conviver com ele."

Fonte: Jornal Zero Hora, 19/11/2014
http://wp.clicrbs.com.br/opiniaozh/2014/11/19/artigo-jatene-o-guerreiro-descansou/

4 comentários:

  1. Lindo texto .O Dr.Fernando é daqui de P.Alegre! Bela homenagem! bjus, chica

    ResponderExcluir
  2. Foste contundente, parabéns! Pois a mídia dá mais importância à divulgação de nulidades e desmandos, nos obrigando ter ciência de coisas vãs aos invés das de real valor.

    ResponderExcluir
  3. Uma homenagem merecida a quem deixou um bom legado . Bfds. Abcs

    ResponderExcluir
  4. Ele foi um grande homem, Cléu. Homenagem muito justa; bjs

    ResponderExcluir