Quem sou eu

Minha foto
“A humildade não é apenas uma graça ou virtude como outras, ela é a raiz de todas, pois somente com humildade toma-se a atitude correta diante de Deus, e permite-se que Ele faça tudo”.

terça-feira, 5 de abril de 2011

A disciplina do SERVIÇO



Trecho do livro "Celebração da Disciplina", de Richard Foster.

Reunidos para a comemoração da Páscoa, os discípulos estavam cientes de que alguém precisaria lavar os pés dos outros. O problema é que a pessoa que lava os pés é o menor.Por isso, eles se sentaram, com os pés cobertos de poeira.Era um assunto tão constrangedor que nem mesmo foi mencionado. Ninguém queria ser considerado o menor. Então Jesus pegou uma toalha e uma bacia e redefiniu a grandeza.
Tendo vivido como servo diante deles, Cristo agora os convoca também para o caminho do serviço: "Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros. Eu lhes dei o exemplo para que vocês façam como lhes fiz.(João 13:14-15).
No serviço precisamos experimentar as diversas pequenas mortes que ocorrem quando vamos além de nós mesmos, desobriga-nos de participar dos jogos deste mundo:promoção e autoridade.
A autoridade espiritual de Jesus não se apoia em posição nem em títulos> precisa apenas de uma toalha.Para que o serviço verdadeiro seja compreendido e praticado é preciso mostrar com clareza em que ele se difere do "serviço farisaico".
O serviço farisaico passa pelo esforço humano. O serviço verdadeiro origina-se no relacionamento com Deus, no profundo de nosso íntimo.
O serviço farisaico deslumbra-se com os "serviços grandiosos".O servilo verdadeiro dá boas-vindas a todas oportunidades de servir.
O serviço farisaico busca o aplauso dos homens - com a modéstia religiosa adequada, é claro.O serviço verdadeiro vive com base num novo Centro de referência, o meneio divino de aprovação é o bastante.
O serviço farisaico tem extrema preocupação com resultados. O serviço verdadeiro está livre da necessidade de calcular os resultados, descansa.
O serviço farisaico escolhe a quem servir.O serviço verdadeiro não faz discriminação.
O serviço farisaico é afetado por humores e caprichos. O serviço verdadeiro disciplina as inclinações, em vez de permitir que elas o controlem.
O serviço farisaico é temporário.O serviço verdadeiro é um estilo de vida: seus atos originam-se em padrões de vida arragaidos.
O serviço farisaico causa rupturas na comunidade.O serviço verdadeiro edifica a comunidade.Ocupa-se silenciosa e despretensiosamente em cuidar das necessidades do povo.Atrai, ajunta, cura, edifica.
Nada como o serviço para disciplinar os desejos desordenados do nosso eu.Se o nosso eu fica contrariado por causa do serviço, ele protesta aos berros por não chamar atenção.Cada vez que crucificamos o nosso eu, crucificamos também o orgulho e a arrogância.

Servir as pessoas alegremente sem reconhecimento é encenar uma oração de ação de graças. Parece que um novo Centro de controle nos direciona - parece e é assim.
O Cristo ressurreto acena para nós com o ministério da toalha. Esse ministério, que brota dos recessos do coração, é vida, alegria e paz. Talvez você queira começar ensaiando uma oração que muitos fazem. Comece o dia orando assim:"Senhor Jesus, da forma que te agradar, envia hoje a mim alguém a quem eu possa servir."

Um comentário:

  1. A Paz...Minha querida e amada no Senhor, a tanto tempo estas a seguir o nosso trabalho e tomamos o conhecimento deste teu BLOG a dias querendo conhece-lo e de também participar com a ajuda do Senhor, comentando a respeito do grande ministério de Jesus nesta terra...Tive e e tenho a alegria de ver as palavras que foram por ti escritas ó Amada no tange a Humilde forma com que Jesus se coloca ao trabalho do Pai, despindo-se da tunica que o envolvia, toma agora uma toalha de escravos e abaixa-se, na veradade ajoelha-se aos pés, sim, aos pés de Judas que daqui a pouco iria trai-lo, homens sujeitos a tantos defeitos e maldades sendo agora limpos pelo Senhor da vida...a exemplo de Pedro de Tiago e João e nós ó a grandeza deste Deus nos alcançou e que maravilha em pensar nisto, o seu grande amor derramado para perdoar os nossos muitos e terriveis pecados...Grato pelo seu carinho, sempre estarei em visita a este teu Blog e colherei daqui preciosas sementes para meu celeiro em nome de Jesus...

    ResponderExcluir