Quem sou eu

Minha foto
“A humildade não é apenas uma graça ou virtude como outras, ela é a raiz de todas, pois somente com humildade toma-se a atitude correta diante de Deus, e permite-se que Ele faça tudo”.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Persistir no que vale a pena sempre nos leva a bons resultados.


Neste fim-de-semana fui visitar uns amigos, como aqui no sul faz muito frio estamos sempre procurando o sol para nos salvar :) Encontramos o sol no lado da casa e nos sentamos na calçada, meu afilhado começou a brincar com as formigas e eu comecei a lembrar quando amava sentar-me para observar o movimento destas pequenas, mas ágeis e batalhadoras formigas.
É como o relato abaixo:

" Certa vez, um homem viu uma formiga que carregava uma enorme folha. A formiga era pequena e a folha devia ter, no mínimo, dez vezes o tamanho dela. A formiga a carregava  com sacrifício. Ora a arrastava, ora a tinha sobre a cabeça. Quando o vento batia, a folha tombava, fazendo a formiga cair também. Foram muitos os tropeços, mas nem por isso a formiga desanimou de sua tarefa. O homem a observou e acompanhou, até aonde aquela formiguinha conseguiria levar sua folha. Logo a formiguinha chegou próximo de um buraco, que devia ser a porta de sua casa.

Foi quando aquele homem pensou: “Até que enfim ela terminou seu empreendimento”. Mera  ilusão. Na verdade, havia apenas terminado uma etapa. A folha era muito maior do que a boca do buraco, o que fez com que a formiga a deixasse do lado de fora para, então, entrar sozinha.

Foi aí que o homem pensou: “Coitada, tanto sacrifício para nada.” Passado alguns minutos, para a surpresa daquele homem saíram do buraco outras formigas, que começaram a cortar a folha em pequenos pedaços.
Elas pareciam alegres na tarefa. Em pouco tempo, a grande folha havia desaparecido, dando lugar a pequenos pedaços que rapidamente foram levados para dentro do buraco.

Imediatamente, o homem começou a refletir sobre suas experiências, de quantas vezes, ele havia desanimado diante do tamanho das tarefas ou dificuldades.

Talvez, se a formiga tivesse olhado para o tamanho da folha, nem mesmo teria começado a carregá-la. Isto fez com que aquele homem transformasse aquela reflexão em oração ao Senhor.
Senhor, dá-me a tenacidade daquela formiga, para “carregar” as dificuldades do dia-a-dia.
Dá-me a perseverança da formiga, para não desanimar diante das quedas.
Dá-me a inteligência, a esperteza dela, para dividir em pedaços o fardo que, às vezes, se apresenta grande demais.
Dá-me a humildade para partilhar com os outros o êxito da chegada, mesmo que o trajeto tivesse sido solitário.
Dá-me a graça de, como aquela formiga, não desistir da caminhada, mesmo quando os ventos contrários me fazem virar de cabeça para baixo, mesmo quando, pelo tamanho da carga, não consigo ver com nitidez o caminho a percorrer. " ( Fonte: http://www.ipmontedasoliveiras.com/news/a%20li%C3%A7%C3%A3o%20da%20formiga)

Também lembrei-me de "Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos e sê sábio. Não tendo ela chefe, nem oficial, nem comandante, no estio, prepara seu pão, na sega, ajunta o seu mantimento. Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantará do teu sono? Um pouco para dormir, um pouco para tosquenejar, um pouco para encruzar os braços em repouso, assim sobrevirá tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade, como um homem armado "(Provérbios 6:6-11).

14 comentários:

  1. Persistir sempre, lutar sempre para vencer os obstáculos, por que oração sem ação de nada vale...beijinhos minha querida e muito obrigada por sua doce visita.

    ResponderExcluir
  2. Amiga Filha do Rei, texto para refletirmos, sempre que a vida nos parecer pesada. Gostei também do termo tosquenejar, esse é do fundo do bau. Tu falas em frio, pois é, ele veio com tudo. Tomemos chimarrão para aquecer o corpo e o espírito. Tenhas uma linda semana.

    ResponderExcluir
  3. Oii Cléo, adorei a historia da formiga, as vezes a gente precisa de ajuda p concluir projetos nas nossas vidas, temos que aprender com a sabedoria e a persistência delas que não desistem! Bjoosss

    ResponderExcluir
  4. Linda história e reflexão e ficar no solzinho é preciso..
    fugi do frio e aqui tá DEZ!! Obrigado pelo carinho, beijos,chica

    ResponderExcluir
  5. O sucesso para muitas pessoas, só foi alcançado após persistirem no objetivo planejado. Raras vezes as grandes conquistas acontecem num primeiro esforço.

    Olá!Boa tarde!
    Tudo bem?
    Sol..onde está voc^.^ê!
    Bela reflexão...
    ...penso que poucos se dão conta, que nem sempre a vitória é imediata. Ela precisa ser perseguida com tenacidade. Muitos desistem logo no primeiro fracasso. Perder uma, duas ou mais vezes não significa que tudo está perdido.
    É preciso persistir, insistir até conseguir atingir o que foi planejado. Esta é uma característica dos vitoriosos...
    Boa semana!
    Obrigado pelo carinho de sempre!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Preciosa Historia y magnífica reflexión para tener en mucho en cuenta.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  7. Olá querida,
    Excelente reflexão!
    Coragem, força e persistência, aliadas à fé, nos levam à realização de nossos sonhos e objetivos.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  8. o que tem de sobra em um formigueiro, falta a humanidade. Bjos.

    ResponderExcluir
  9. Minha querida, estava ausente da blogosfera, precisei tirar uma mini férias e organizar a vida...
    mas, retornei com toda energia. Amei sua história e de ver o seu pequeno se diverti com as pequenas coisas do dia-a-dia. Criança é muito abençoada.
    Beijinhos carregado de carinho!
    Lorena Viana

    ResponderExcluir
  10. Bom dia querida amiga ,que hoje seu dia seja repleto de bençãos e que o Senhor esteja sempre em seu lar ,um grande abraço.http://crismandarini.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Linda Flor: Filha do Rei é uma princesa, mas tu não es filha de nenhum Rei, mas és um bela princesa. Adorei ler-te lindo texto.
    Beijos
    Santa Cruz (Diacono Gomes)

    ResponderExcluir
  12. Olá Cléo.

    Lendo tua bela crônica,lembrei-me de algo que li por esses tempos e que venho repetindo para mim mesmo com certa constância: "NÃO SABIA QUE TAL COISA ERA IMPOSSÍVEL DE SER REALIZADA, ENTÃO, SIMPLESMENTE, FOI LÁ E FEZ".

    Muitas vezes nos acomodamos ou amedrontamos diante de uma dificuldade qualquer, e largamos de lado algo que talvez até tivesse uma solução bastante simples. A formiga não esmorece, assim como outros animais também não. O homem, no entanto, se apoia em preguiça, desânimo, covardia e tantas outras desculpas. Se entrega no primeiro percalço. Mas com o tempo, ou ele aprende ou sucumbe de vez, morrendo à míngua. Uma pena.

    Minha querida amiga, me diverti com o teu comentário lá no meu novo blog. Não me "perdeu" não... rsrs. Aos poucos, estou revisitando cada cada blog que eu visitava antes. Por vezes, precisamos mudar os ares, e acredito ter chegado minha vez. Tua presença por lá é muito importante para mim.

    Abraços, Cleo.

    Marcio

    ResponderExcluir
  13. Cléo, para mim essa sua postagem veio a calhar com meu momento atual.
    Pois é querida, lá vou eu dar uma divididinha nesse meu fardo, mas não desistir de carregá-lo, pois sei que a vitória está a me esperar, Deus quer isso de mim.

    Um beijo com carinho.

    ResponderExcluir