Quem sou eu

Minha foto
“A humildade não é apenas uma graça ou virtude como outras, ela é a raiz de todas, pois somente com humildade toma-se a atitude correta diante de Deus, e permite-se que Ele faça tudo”.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Alegria é muito mais que sentimento

O poeta inglês William Shakespeare disse que a alegria evita mil males e prolonga a vida. Mas o que é este ingrediente da vida tão poderoso? Para muitas pessoas a alegria é apenas um sentimento, condicionado às circunstâncias da vida e ao nosso bem-estar social.

Na perspectiva da fé cristã é algo muito maior que isto. A alegria é um fruto do espírito, portanto, uma ação divina em nós! O povo de Deus é alegre por definição. O cristão é alguém que foi encontrado, aquele que é feliz e recuperou a sua posição como filho. Para os cristãos a alegria não é só uma opção de vida. É uma ordem de Deus ao seu povo; é um bom testemunho; é pré-evangelização e é coerência.

Os cristãos que conhecem a alegria do Senhor descobrem que com ela vem muito divertimento, mas a alegria é uma coisa e divertimento é outra. Em contraste, o apóstolo Paulo na prisão não teve divertimento, contudo teve muita alegria.

Certamente, algumas vezes, quando você estiver atravessando um tempo difícil, terá de ser uma alegria disciplinada, baseada em promessas e em exercícios de fé. A despeito de ser – por natureza – feliz, cabe ao cristão desenvolver essa alegria. Isso pode ser feito por meio do exercício de um espírito grato (aqueles que julgam que a vida lhes deve alguma coisa são incapazes de ser felizes), pela lembrança constante das promessas do Senhor; pelo encontro amoroso com quem amamos; pela contemplação da criação; pela memória de Cristo e de sua beleza; pela comunhão diária com Deus por meio da oração e da leitura bíblica; pela vivência do discipulado cristão e pelo “enchimento” do espírito.

Além disso, somos seres incompletos, ambíguos e divididos. Um dos efeitos da tristeza é que nossas emoções nem sempre acompanham nossas certezas. A variação de humor que não dominamos muitas vezes é nossa companheira.

Não se esqueça: “a nossa felicidade depende mais do que temos nas nossas cabeças, do que nos nossos bolsos.” (Arthur Schopenhauer).

Portanto, alegre-se.

* Fonte:  http://www.lagoinha.com/ibl-vida-crista/alegria-e-muito-mais-que-sentimento/

13 comentários:

  1. Quem confia não alimenta tristeza, pois sabe que pode contar com a ajuda divina e que tudo é fugaz nessa vida terrena. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Tener Fé es un motivo de inmensa alegría.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  3. OI AMIGA!
    ALEGRIA É UM ESTADO DA ALMA, TEM PESSOAS QUE SÃO ALEGRES, FELIZES NATURALMENTE, OUTRAS, RECEBEM MUITO MAIS DA VIDA E MESMO ASSIM SÃO AMARGAS.
    MAS. NADA IMPEDE QUE SE OPTE POR SER FELIZ, ISTO É POSSÍVEL,EXERCITAR A MENTE E TENTAR VER A VIDA COM OLHOS MENOS NEGATIVOS.
    ABRÇS

    zilanicelia.blogspot.com.br/
    Click AQUI

    ResponderExcluir
  4. Seu texto é um gde aprendizado. Bjos.

    ResponderExcluir
  5. Como diz em Neemias: "A alegria do Senhor é a nossa força" e coisa boa é partilharmos momentos de alegria, principalmente q-do as circunstâncias não são favoráveis, e como temos um PAIZÃO sempre zelando por nós, fica mais fácil tentarmos nos alegrar, e assim, fazermos a diferença.

    ResponderExcluir
  6. Cléo, vim conhecer o seu blog... Gostei muito!
    A alegria verdadeira vem de Deus! Somente Ele é capaz de nos proporcionar a alegria que fortalece, renova e traz realização!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  7. Cleo,eu adoro as suas msgs e esta ficou maravilhosa!Que grande ensinamento!bjs e bom feriado!

    ResponderExcluir
  8. Um texto maravilhoso sobre a alegria, para nós cristãos. Um dos melhores que li até hoje, Cléo! Parabéns por esse achado! Grande abraço, beijos!

    ResponderExcluir
  9. Que lindo escrito!

    Alegria abre portas dentro e fora de nós... Lembra de Paulo e Silas? Inundados de alegria no cárcere, cantaram. O resultado? Libertaram-se.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  10. Olá!Boa tarde!
    Cléo!
    Tudo bem?
    ...ao nos livrarmos de muitas exigências supérfluas, começamos a enxergar o que realmente é importante para nós.
    Passamos uma peneira fina e no final descobrimos que muitas das coisas que queríamos, objetos , coisas e relacionamento não fazem mais sentido e que apenas ocupavam espaço em nossas vidas.
    Amadurecemos e passamos a identificar com clareza o que é verdadeiramente necessário para ser feliz.Deus conosco!
    Obrigado!
    Ótimo feriadão!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Saber alegrar-se é um aprendizado.Temos motivos muitos e sempre e há quem não os veja! beijos,chica

    ResponderExcluir
  12. Um texto lindo e esclarecedor acima de tudo. Gostei querida de suas sábias palavras, parabéns, bjos.

    ResponderExcluir
  13. Olá!!!

    A felicidade está nas pequenas coisas, ela também é um exercício!rs
    Estou em total sintonia com o texto!
    Beijos!

    ResponderExcluir