Quem sou eu

Minha foto
“A humildade não é apenas uma graça ou virtude como outras, ela é a raiz de todas, pois somente com humildade toma-se a atitude correta diante de Deus, e permite-se que Ele faça tudo”.

sábado, 26 de outubro de 2013

Sonhos, sonhos, sonhos

O sonho vem sem querer,
surge sem esperar.
Ao dormir, em uma noite
Podemos sonhar com quem conhecemos
ou com quem nunca vimos.
Sonhos que agradecemos ao saber que é apenas um sonho
ou aquele que gostaríamos que fosse verdade.
Sonhos sobre o que nos aflige
ou sobre o que nos alegra
Sonhos, sonhos, sonhos
Imagens
      S
        o
           n
             h
               o
                 s.
        
                                     Cléu

     

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

A árvore dos meus amigos.

Tenho aprendido que não devemos criar expectativas sobre nenhum relacionamento. Tenho aprendido que SER amigo é simplesmente não esperar TER. É um aprendizado difícil ,mas que nos faz ser livres. E, mexendo em minha agenda entrei o texto abaixo que fala sobre a amizade. Talvez já conheças, mas vale a pena ler de novo. E quem não  o conhecia sei que vai se encantar.

"Existem pessoas nas nossas vidas que nos fazem felizes pela simples casualidade de terem cruzado o nosso caminho.

Algumas percorrem o caminho ao nosso lado, mesmo vendo muitas luas passarem, mas outras apenas vemos entre um passo e outro.

A todas chamamos amigos.

Há muitas classes deles. Talvez cada folha de uma árvore represente um de nossos amigos. O primeiro que nasce é o nosso amigo pai e a nossa amiga mãe, que nos mostram o que é a vida.

Depois vem os amigos irmãos, com quem dividimos o nosso espaço para que possam florescer como nós. Passamos a conhecer toda a família de folhas, a quem respeitamos e desejamos o bem. Mas o destino nos apresenta outros amigos, os quais não sabíamos que iam cruzar o nosso caminho. Muitos deles chamamos amigos da alma, do coração. São sinceros, são verdadeiros. Sabem quando não estamos bem, sabem o que nos faz feliz.

E às vezes um desses nossos amigos da alma se instala em nosso coração. Então, chamamos esse amigo ou amiga de namorado ou namorada. Esse dá brilho aos nossos olhos , música aos nossos lábios , salta aos nossos pés.

Mas também há aqueles amigos de passagem, talvez umas férias ou mesmo um dia ou uma hora. Eles colocam sorrisos em nosso rosto, durante o tempo que estamos com eles.
Falando no assunto, não podemos esquecer dos amigos distantes. Aqueles que estão nas pontas dos galhos, mas que quando o vento sopra, sempre aparecem novamente entre uma folha e outra.
O tempo passa, o verão se vai, o outono se aproxima, e perdemos algumas de nossas folhas.
Algumas nascem num outro verão e outras permanecem por muitas estações.Mas o que nos deixa mais feliz é que as folhas que caíram continuam junto, alimentando a nossa raiz com alegria . São recordações de momentos maravilhosos enquanto cruzavam o nosso caminho com alegria . São recordações de momentos maravilhosos enquanto cruzavam o nosso caminho."

                                                 Autor desconhecido

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Ainda existe poesia, alegria. Aos mestres. . .

Quando eu era criança já sabia o que queria ser: professora, ensinar. Esta profissão sempre me atraiu, comparava com o cheiro de terra molhada e com a  leveza de um pássaro flutuando no horizonte de infinitas descobertas.
O SER professora continua sendo  fantástico, mas pelo caminho encontramos o descaso de alguns. Alunos tendo só direitos e esbanjando nestes "direitos", professores sendo humilhados por alunos e pais.
Pais não querendo mais ter responsabilidade e por isso deixam toda para a escola e em algumas turmas enormes muitos professores precisam ser pais, psicólogos, irmãos.
Têm os professores que para darem uma vida digna para suas famílias precisam trabalhar 40h, 60h e chegando em casa elaboram novas aulas, corrigem trabalhos.


E por que continuar? Porque . . .

Ser professor é
Ser professor é professar a fé e a certeza de que tudo terá valido a pena se o aluno sentir-se feliz pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou...  

Ser professor é consumir horas e horas pensando em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo todos os dias, a cada dia é única e original... 

Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e, diante da reação da turma, transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender... 

 Ser professor é importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que necessita de atenção, amor e cuidado. 

 Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena, sem sair do espetáculo". 

 Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés...

Ainda existe poesia, alegria !



* O texto" Ser professor é" foi retirado do site mensagensepoemas.uol.com.br/mensagem/ser-professor-e.html‎. Não tem o nome do autor.

                                              

sábado, 12 de outubro de 2013

Então, que tal começar uma boa leitura hoje?

Sempre amei ler e já escrevi textos sobre este assunto. Como hoje é o Dia Nacional da Leitura resolvi procurar pesquisas, textos sobre a importância da leitura e encontrei o de Ivan Trilha. Quero compartilhá-lo contigo!! Boa leitura!!

A leitura é um hábito solitário. No atarefado cotidiano moderno, todos estão sempre apressados, cansados e não conseguem tirar um tempo para estarem consigo mesmos. Sim, ler é estar consigo, é conversar consigo mesmo, tendo o autor como instrumento. É um momento de introspecção, cada vez mais raro nesse turbilhão de acontecimentos, sensações, informações e ocorrências do nosso dia a dia. Parece incrível, porém, que milhares de pessoas ainda não percebem na leitura um importante momento de relaxamento, concentração, além da vibração positiva e do desenvolvimento, tanto intelectual quanto emocional, que isso proporciona.
O hábito da leitura é um importante meio para trabalhar a mente e nosso autoconhecimento. Quantos insights você já não teve ao ler um livro? Desenvolvemos nossa criatividade, nosso raciocínio e nosso “espírito crítico”. Estamos muito aquém do ideal. Entretanto, um sinal que, realmente, as pessoas buscam conhecimento. Apesar de muito incipiente, tendo em vista os dados das pesquisas, já vejo algumas informações otimistas sobre a leitura no Brasil. Existe uma grande busca pelo sucesso profissional, por meio do acúmulo de conhecimentos e informações. Claro, uma das alternativas para aprender de forma mais completa é por meio de revistas e livros sobre assuntos de interesse, especializados.
Tudo isso não é motivo para desânimo. Tanto isso é verdade que já temos livros digitais e, mais uma vez, acreditem, o mundo está se “movendo” nesse sentido. Temos, não só os autores que creem nisso, também editores e todo um aparato tecnológico que busca facilitar e disseminar o acesso à leitura. Para tanto, é preciso absorver e refletir mais sobre essa questão e agir nessa luta de palavras, imaginação e cultura. Mais que isso, temos de entender e compreender que tudo isso está ao nosso dispor. 


Então, que tal começar uma boa leitura hoje?

Autor: Ivan Trilha

Fonte: http://www.abdl.com.br/noticias/index.php?noticia=204&titulo=Brasil%20ocupa%20o%2027%BA%20lugar%20em%20%EDndice%20de%20leitura
 

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Minha criança

Minha criança,
venha  brincar comigo,
venha sorrir  e cantar,
correr na chuva,
sujar-se no chão,
brincar no balanço que leva quase ao  céu,
pular sem ter receio de cair.
Oh, minha criança,
invada-me com a tua leveza,
faça o meu adulto
dar-te lugar.

                                           Cléu              

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Vidas sem limites, apesar dos limites.

 Superação- vencer, ultrapassar os obstáculos. 
Alguns momentos de nossas vidas  realmente são difíceis, existem situações que nos tiram o chão, deixam-nos perdidos. Mas, quero apresentá-los pessoas que nos inspiram através de suas histórias, através de um olhar que os levaram além e de uma fé que os ajudam a ultrapassar circunstâncias.Alegrem-se com o sorriso e a história de cada uma delas.

O australiano Nicholas Vujicic fez de sua deficiência um motivo de orgulho. Nascido sem braços e pernas, ele ficou famoso no mundo inteiro pelas inúmeras palestras  que comovem estudantes e pessoas. Depois de uma infância e juventude difícil e privada de muitas brincadeiras, ele fundou, aos 17 anos, a ONG "Vida Sem Membros", que ajuda pessoas com necessidades especiais e escreveu o livro "Uma vida sem limites". Em suas palestras, ele fala sobre deficiência, esperança, perseverança, Deus e o sentido da vida Leia mais em: http://zip.net/bqk4X9


 
A geógrafa Karolina Cordeiro conseguiu superar uma história de dificuldade junto com seu filho, Pedro, que nasceu com uma síndrome rara que afeta o sistema motor. A mãe decidiu parar de trabalhar para cuidar do filho, e foi além, colocou Pedro em um carrinho e passou a disputar corridas com ele. Em 2012, os dois realizara, pela primeira vez uma prova oficial de corrida, em Uberlândia (MG) Leia mais em: http://zip.net/bmk34f

 
 
 
A bela modelo da foto acima é surda. Thaisy Payo ignorou sua deficiência e investiu em uma bem-sucedida carreira de modelo. Ela já foi eleita rainha de beleza de diversos concursos do interior brasileiro e se destacou com o título de Miss Surda Brasil 2013. Com o prêmio, ela vai disputar o título de Miss Mundo Surda na República Tcheca. Além de sua beleza, Thaisy é formada em Letras e Farmácia Generalista por universidades federais do Sul do país Leia mais em: http://zip.net/byk4Kz


 
 
Em 2002, o modelo Fernando Fernandes participou do "Big Brother Brasil", mas ficou sem o prêmio principal. A fama do reality o fez investir na carreira de ator, mas um acidente de carro, em 2009, o deixou paraplégico e pôs fim ao seu sonho. Fernando não se abateu e mudou de sonho: passou a treinar canoagem. Ele conquistando títulos de campeão mundial e bicampeão sul-americano do esporte Leia mais em: http://zip.net/bvk4MF


 
 
 
 
O físico britânico Stephen Hawking é um dos mais prestigiados matemáticos do mundo apesar de sofrer com uma grave doença conhecida como esclerose amiotrófica, que causa a morte dos neurônios responsáveis pelas atividades motoras. Excelente palestrante, Hawking usa um sistema de tecnologia avançado para se comunicar e locomover Leia mais em: http://zip.net/brk4sS



 
 
 
 
Alcindo Carvalho sofreu um acidente de carro há sete anos, em São Paulo, e ficou tetraplégico. O trágico fato que mudou sua vida não foi capaz de abater sua vontade de viver, e Alcindo continuou fazendo tudo o que sempre gostou. Entre os desafios que enfrentou, ele aprendeu a cantar e tocar gaita, gravando um vídeo que serviu de inspiração para muitas pessoas na internet Leia mais em: http://zip.net/bnk37k