Quem sou eu

Minha foto
“A humildade não é apenas uma graça ou virtude como outras, ela é a raiz de todas, pois somente com humildade toma-se a atitude correta diante de Deus, e permite-se que Ele faça tudo”.

domingo, 10 de agosto de 2014

" Pensamos, logo existimos."

Estamos em um momento em que se não estivermos "ligados" entramos em um marasmo ou num "analfabetismo social e político", onde tudo acontecerá sem termos uma consciência crítica, e sim "achismos" e críticas infundadas. Precisamos, necessitamos, está imprescindível tomarmos ciência do que acontece ao nosso redor. Gosto muito de ler pessoas que sabem o que dizem, que não são precipitadas, que realmente tem uma posição, mas acima de tudo possui a realidade, não importando o lado que esteja e que nos leva a pensar, a refletir. Existem escritores e jornalistas que são assim, um pouco raros mas ainda existem e um deles é David Coimbra, jornalista , cronista do Jornal Zero. Colocarei abaixo alguns fragmentos de suas crônicas , vale a pena lê-los.



" Programas de governo são fáceis de fazer.Não dependem de negociação, de conscientização da sociedade, de planejamento ou estudos aprofundados. Também é fácil destinar dinheiro para uma ou outra causa e delegar a responsabilidade a estados e municípios. O difícil, para um governo, é usar sua legitimidade conquistada nas urnas e liderar a sociedade na construção de um sistema de Estado. É difícil, lento e desgastante. E não dá voto."



" Não sou a favor da palmada educativa. E não sou a favor da lei que proíbe a palmada educativa.

Não sou a favor de expulsar alunos da escola. E não sou a favor da norma que proíbe a expulsão de alunos da escola.
Como é que o Estado vai regular pela lei o que tem de ser regulado pelo bom senso?
Até porque, no caso da palmada, o Estado brasileiro não tem nem meios de punir eventuais infratores. Há 500 mil pessoas presas no Brasil, quase meia Porto Alegre. Nas masmorras medievais de Norte a Sul amontoam-se assassinos, traficantes, assaltantes, sequestradores, tratados de uma forma que seria escandalosa, se eles fossem animais de zoológico. Não há lugar para pais lenientes, mesmo que sua negligência tenha permitido que tigres estraçalhassem os braços de seus filhos.
 Uma lei sem poder de punição não educa. Ao contrário, deseduca, porque vira piada. Torna-se uma lei que ensina a descumprir a lei.
A lei é educativa quando pune, porque a punição é educativa. Diminuir o poder das escolas de punir alunos numa época em que a regra é a leniência, como no caso do pai do menino mutilado pelo tigre, ou a indiferença, como no caso do pai do menino assassinado no RS, diminuir o poder de punição das escolas nesse tempo é mais do que um erro do Estado: é um erro criminoso. As crianças, às vezes, clamam pela punição, porque, ao puni-las, pais e educadores demonstram que zelam por elas. Punição justa não é maldade; é interesse, é cuidado, é atenção. As crianças brasileiras e o povo brasileiro estão carentes de punição, não de crueldade. Carentes de autoridade, não de autoritarismo. "

8 comentários:

  1. Grandes pensamentos e gostei das opiniões dele,muito acertadas! Parabéns pela escolha! bjs e ótima semana,

    ResponderExcluir
  2. Adorei o artigo do David Coimbra e ele foi fundo! Isso é um absurdo.As escolas ficam de mãos atadas à mercê dos alunos que pintam e bordam como lhes der na cuca! beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Olá Cléu,

    Gostei das opiniões do David Coimbra. Coerentes na maioria dos focos e com as quais concordo. No caso do menino que perdeu o braço por insistir em brincar com o tigre nem mesmo a vítima culpa o pai. Ao contrário, inocenta-o. Há casos que não merecem julgamento à flor da emoção.
    Precisamos, sim, ter uma consciência crítica, buscando compreender os fatos de uma forma concreta e deixando de lado as aparências. Aquele que possui consciência critica não aceita interpretações subjetivas ou fantasiosas que visem encobrir a realidade.

    Ótima semana.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Olá,Boa noite,Cléu
    sim,David Coimbra é o tipo de cronista/colunista que leva o leitor a inserir-se profundamente nos seus escritos...por vezes, não concordando,mas ao menos refletindo.. mas,nesse da "palmada educativa", grande concordância!
    Obrigado pelo carinho, belo finalzinho do domingo Dia dos Pais,bela semana,paz e luz, beijos!

    ResponderExcluir
  5. Amiga Cléo, realmente o David é um jornalista coerente, equilibrado, que tem um visão racional da realidade.
    Mas, infelizmente são poucos os comunicadores isentos, não tendenciosos!
    Um abração. Tenhas uma linda semana.

    ResponderExcluir
  6. Conscientes posicionamentos. Quando lemos algo fundamentado, gostamos, independente de alimentarmos posição contrária. A busca de informações nos faz refletir, eis que não existe verdade absoluta. Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Gostei do posicionamento do jornalista David. Realmente, punição "educativa" , sem crueldade > As crs estão carentes de alguem que realmente as amem e as eduquem sem partir para a maldade. É aqui que vigora " Tapinha de amor não dói".

    ResponderExcluir
  8. Gostei do teu texto e das cronicas do Jornalista David, têm razão mas infelizmente são coisas que os governos fazem, não só ai no Brasil como cá em Portugal, foram eleitos pelo povo, deviam governar a bem do povo e da Nação, mas isso eles não fazem, cortam na saúde na educação e aos pobres e dão aos mais ricos, são todos iguais, para mim os políticos e a politica já não me diz nada é tudo um bando de lixo tóxico que estão a dar cabo do povo e do País.
    Beijos
    Santa Cruz

    ResponderExcluir