Quem sou eu

Minha foto
“A humildade não é apenas uma graça ou virtude como outras, ela é a raiz de todas, pois somente com humildade toma-se a atitude correta diante de Deus, e permite-se que Ele faça tudo”.

sábado, 25 de outubro de 2014

O antipetismo não existia antes do petismo.

Amanhã votaremos e sei a importância deste fato. Hoje acredito que não é importante sermos partidários ( pois os partidários não conseguem analisar racionalmente, são apaixonados), mas sim estar de fora de todo envolvimento emocional com algum partido.Devemos votar não por um caso pessoal, ou só de uma comunidade, mas sim de uma Nação. Alguns anos atrás o povo estava insatisfeito e colocaram o partido atual no poder, e hoje pelo mesmo motivo as eleições não estão ganhas, porque existe o inconformismo. Li a crônica " A eleição antipetista" de David Coimbra, um jornalista que particularmente respeito muito, acho-o coerente com o que fala, mesmo colocando sua opinião, conserva uma imparcialidade. O texto é longo, mas vale a pena lê-lo para uma reflexão. Boa leitura!

" Esta é a eleição do antipetismo. Vejo amigos petistas magoados, queixando-se do ódio que as pessoas sentem do PT. É verdade, é ódio mesmo, e também é verdade que nada se constrói com ódio. Mas os petistas precisam compreender que o antipetismo não existia antes do petismo. O antipetismo é uma reação.

Os petistas dignos tinham de tentar compreender a natureza da ação que gerou essa reação. Por que o antipetismo tão feroz infiltrou-se em praticamente todas as artérias da sociedade brasileira? Alguns analistas petistas tentam explicar o infortúnio do PT por seus méritos. 

Grosseiramente falando, seria uma reação dos ricos e da classe média, que não admitem ver pobres melhorando de vida. Isso é uma tolice. É como aquele sujeito insuportável, detestado por todos, que justifica sua solidão pela inveja que os outros supostamente sentem da sua beleza, da sua inteligência, da sua competência, seja o que for.

Se os petistas tiverem humildade, reconhecerão vários motivos para essa rejeição, mas um acima de todos: é a atitude religiosa e excludente dos petistas, que acham que o PT detém o monopólio da correção política e do porte das bandeiras de causas populares. 

O petista transformou-se em algo parecido com um gremista, com um colorado, com um torcedor de futebol, que vê no seu clube o sal da terra e no adversário o próprio Mal. Cada vez que um petista abre a Tamanha arrogância até seria perdoável, se correspondesse à realidade. Não corresponde, e os escândalos de corrupção orgânica que saltam como carpas das águas do governo do PT estão aí para comprovar.

 Esse, aliás, é o segundo grande motivo da rejeição ao PT. Lula, com seu gênio político, entendeu que o PT precisava se abrir para governar. Mas aí foi ao extremo. Abriu-se demais, fez concessões demais. E trouxe para junto do PT tudo o que o PT repudiava. O PT fez as alianças mais espúrias da história da política brasileira, e digo que são as mais espúrias não por quem se aliou ao PT, mas pelo PT. Pelo PT ter aceito tais alianças. 

Afinal, os brasileiros esperam que Sarney, Collor, Maluf e Calheiros façam aliança com qualquer um para deter o poder, mas não esperavam que o PT fizesse alianças com Sarney, Collor, Maluf e Calheiros para deter o poder. Foi uma traição. Uma traição, inclusive, aos muitos petistas retos que há.

Agora o PT vive um momento delicado, sentindo o antipetismo pulsante em todo o país. Não sei se isso levará o PT à derrota na eleição, mas sei que este pode ser um momento de aprendizado. Pode ser um momento de engrandecimento. Porque as crises não servem só para fazer sofrer. Servem para fazer crescer."

7 comentários:

  1. Também gostei muito do seu cantinho.
    Beijo*
    Renata

    ResponderExcluir
  2. Olá,boa noite,Cléu
    sim,ponderadas as afirmações do David Coimbra, faz tempo que o eleitorado brasileiro está dividido em dois - os a favor e os contra o PT e desta vez, está muito mais acirrada ...
    Obrigado pelo carinho, bom domingo,abraços!

    ResponderExcluir
  3. Enfim, hoje vamos votar...Vejamos do que o nosso Brasil é merecedor. .. Não dizem que não cai uma folha de uma árvore, sem que Deus permita?
    Filha do Rei, um beijo!!!

    ResponderExcluir
  4. Realmente, uma bela crônica do David Coimbra. Só que faltou um pouco mais de peso no antipetismo, e o PT vai continuar no poder. Resta-nos somente esperar com quem serão feitas as próximas alianças, e quais serão os próximos escândalos. Que DEUS os abençoe, e exporte os possíveis atos vergonhosos para bem longe de nós, brasileiros.

    Beijos e uma ótima noite para ti e para os teus.

    Furtado.

    ResponderExcluir
  5. Que texto EXEMPLAR, Cléu. Não tinha lido ainda e concordo com cada vírgula. Mas infelizmente nessa eleição tudo continuou como estava. Era só pelos 20 centavos mesmo. Triste. bjs

    ResponderExcluir
  6. Belo texto.
    É claro que existe corrupção em todas os partidos, mas eu tenho a minha opinião bem formada sobre o PT.
    O PT virou um time de futebol. Um time perde, faz fiasco, alguns vão para segunda divisão uma, duas vezes, outros vão para a terceira, mas o torcedores nunca deixam para torcer. Assim se tornou o PT. Infelizmente, pois devemos ter discernimento das coisas. Não dá para apoiar e acreditar em tudo que nos pregam.
    Outros partidos quando fazem coisas erradas são punidos pelos eleitores, assim foi o Collor que sem o apoio do povo nunca teria sido afastado. O PT está envolvido demais em escândalos e nada acontece. Dirceu, Genoíno e cia continuam filiados. Já Luciana, Babá e Heloísa foram expulsos por discordar. Que democracia é esta que permite roubar, mas não descordar?
    Eu não sou anti-petista, eu sou anti-pt, mas não era. Eu me tornei pelas atitudes do partido que coloca a sua causa acima do país. E ver gente melhorando de vida é ótimo, mas alguém de verdade está vendo isto ou só nas propagandas do PT?
    Bolsa família é solução ou paliativo? Não pensem que sou contra. Sou contra sim ser para toda vida. Estas pessoas precisam de um rumo, melhorar de vida mesmo e não apenas ficar ganhando bolsa até o final de suas vidas.
    Sou plenamente do ensinar a pescar em vez de dar o peixe.

    ResponderExcluir
  7. Excelente texto do citado jornalista.
    Nunca vi tanta babaquice relacionada à esta eleição.
    As pessoas acham que os partidos são times de futebol.

    Uma boa semana.

    ResponderExcluir