Quem sou eu

Minha foto
“A humildade não é apenas uma graça ou virtude como outras, ela é a raiz de todas, pois somente com humildade toma-se a atitude correta diante de Deus, e permite-se que Ele faça tudo”.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Aqui existe a poesia das cidades pequenas.

A inspiração para escrever pode surgir de vários lugares, de gestos ou de situações e muitas vezes uma "luz" surge  de um comentário deixado aqui e que me alegro de lê-los cada um. E este post, a ideia, a inspiração veio através do comentário da Chica do blog  "Fuxicando com as letras ". Por isso aqui estou eu escrevendo sobre um lugar que amo e admiro muito: o meu canto escondidinho, o lugar do meu aconchego, a minha cidade, a minha Terra.

O lugar onde nascemos sempre tem um importância para nós: alguns discordam porque algumas coisas ruins que aconteceram ressurgem, mas este lugar foi onde tudo começou, onde nos descobrimos como gente, onde tivemos alegrias e tristezas, mas é o nosso lugar.

Moro numa cidade pequena( 19 mil hab.) e  muitos dos que aqui nasceram e moram acham pacata demais, parada demais e querem ir embora .É pequena , mas é onde ainda podemos caminhar seguros pelas ruas, sem ficar segurando a bolsa e com medo de todo mundo. No verão ainda podemos sentar na frente de nossas casas e reunir os amigos numa roda de chimarrão. É pequena, por isso todos se conhecem e assim surgem as fofocas ( eis o lado negativo). Mas, onde não existe fofoca? Até mesmo nas cidades grandes, pois sempre existe um grupo formado, convivência.

No mapa estamos quase caindo no Uruguai , já na entrada está o nome " Arroio Grande", conhecida como  " Cidade Simpatia", " Terra de Mauá". Temos um personagem ilustre do nosso Brasil que nasceu aqui:  Irineu Evangelista de Souza (1813-1889), o Visconde de Mauá, ou Barão de Mauá, nasceu em no município de Arroio Grande , então distrito de Jaguarão, estado do Rio Grande do Sul, no dia 28 de dezembro de 1813. Industrial, banqueiro, político e diplomata, é um símbolo dos capitalistas empreendedores brasileiros do século XIX. Inicia seus negócios em 1846 com uma pequena fábrica de navios em Niterói (RJ). Em um ano, já tem a maior indústria do país: emprega mais de mil operários e produz navios, caldeiras para máquinas a vapor, engenhos de açúcar, guindastes, prensas, armas e tubos para encanamentos de água.( Fonte: http://br.answers.yahoo.com/questio/index?qid=20070917044845AAiBNSE)

Aqui existe a poesia das cidades pequenas.

E tu? Onde moras? Qual é a poesia da tua cidades?

9 comentários:

  1. Que lindo e obrigado pelo carinho! Não conheço tua cidade ,mas deve ser legal ainda ver essa paz e mesmo as fofoquinhas, mostram que todos se conhecem e sabem quem é quem.; Não são apenas números, mais uma pessoa.,né?

    beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Imagino que deve ser uma cidade maravilhosa para viver: Vivo numa cidade bonita mas, demasiado grande...
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Adorei conhecer a cidade! Gostaria de ter nascido num lugar assim,bem sossegado.Acho que não sairia nunca mais! Bjs,

    ResponderExcluir
  4. Olá Cléu,

    Bom saber que ainda existe cidade pequena onde há segurança e vida aconchegante.
    Gostei das informações acerca de Arroio Grande. Nunca tinha ouvido falar nesta cidade.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Olá!Boa noite
    Cléu, prazer em conhecer Arroio Grande...que bom que ainda existe cidades tranquilas,bom para viver e conviver. Eu nasci numa cidade menor que Arroio...interior de São Paulo, saí de lá bebê,e não não lembro de nada.Hoje, moro em Santos...e a poesia é uma da Cora Coralina,Cidade de Santos, mas é muito extensa..."Revivo os dias do Brasil passado,
    nestas praias de Santos,
    batidas de sol e beijadas pelo Atlântico."
    Agradeço
    Bela quinta feira
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Até que estamos bem pertinho, sou de Torres! E esta cidade também já me serviu muito de inspiração para eu escrever alguns poemas! Se aí tu estás coladinha ao Uruguai, aqui eu estou colado em Santa Catarina! Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Nossa Cleu q legal , fica quase no Uruguai, como nosso país é lindo e grande , cheio de lugares desconhecidos pra muitos. Adorei saber sobre a sua cidade a minha é o RJ, nem tem muito pra contar, né ?kkkk
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Que lindo Cléu, sua cidade deve ser fofa, pertinho do Uruguai, que legal, certamente tem muita poesia as cidades pequenas, penso que muito mais que as grandes selvas de pedra! Adorei conhecer! Bjoossss

    ResponderExcluir
  9. Deve ser uma delícia a sua cidade, Cléu. Bacana saber mais sobre a rotina daí. E pertinho do Uruguai, veja só que interessante. Gostei de saber mais e que bom que a Chica foi a inspiração. Sou do RJ e aqui é tudo grande demais. rs Bjs

    ResponderExcluir