Quem sou eu

Minha foto
“A humildade não é apenas uma graça ou virtude como outras, ela é a raiz de todas, pois somente com humildade toma-se a atitude correta diante de Deus, e permite-se que Ele faça tudo”.

domingo, 12 de dezembro de 2010

"Grande multidão vem contra mim."



Josafá era um rei que conhecia e amava a Deus. A Bíblia nos fala que ele era reto perante o Senhor. Certo dia, vieram até o rei alguns de seus servos e o avisaram que os filhos de Amon e os filhos de Moabe, vinham pelejar contra Judá. Disseram ao rei: grande multidão vem contra ti.
A primeira reação de Josafá foi de medo. Sabia que os inimigos eram muito maiores do que ele. Sabia que, não tinha exército suficiente para lutar. Sabia que, humanamente, estava derrotado. Mas Josafá teve três atitudes frente ao seu medo: A primeira atitude, foi de quem sabia de suas limitações, sabia que não poderia tomar nenhuma atitude por si mesmo, então ele se humilhou e “ se pôs a buscar o Senhor”. Ele não fugiu, ele não tentou se defender e nem mesmo se omitiu. Ele foi humilde perante o Senhor, derramou o seu coração e a sua angustia diante de Deus.
Quando uma multidão enorme vem ao nosso encontro:
Josafá → olhou para a multidão e teve medo. (V. 3), mas o medo de Josafá o levou a buscar ao Senhor.
Para onde o meu medo tem me levado? Quais as atitudes que a minha visão de mundo me levam a tomar?
Quais são as multidões que vem contra mim? E me fazem temer?
Josafá obteve vitória. Mas quais as atitudes que ele tomou para obter vitória?
1- Buscar ao Senhor e convocar outros para jejuar com ele. Precisamos de parceiros de oração, orar uns pelos outros, mobilizar pessoas;
2- Contemplar ao Senhor (v. 5,6). Josafá adorou ao Senhor diante de todos, acima do medo estava a admiração ao Deus mais poderoso da terra, além disso o texto mostra que ele conhecia as escrituras.
3- Meditar na palavra (v. 7). Josafá lembrou da história que Deus escrevera para o seu povo (uma nova história). A Bíblia nos dá esperança, mesmo que tudo pareça impossível, a Bíblia não mente, e ela diz: “Porque para Deus não haverá impossíveis” (Lucas 1: 36)
4- Lembrar das promessas de Deus (v. 9). Josafá estava lembrando da promessa feita em II Cr. 7:15. Quais as promessas de Deus que estão gravadas em mim? Não posso esquecer, porque Ele vai cumprir. Deus é fiel!
5- Ser sincero com Deus (v. 10,11). Deus deseja ter relacionamento conosco. O que me angustia? O que me amedronta? O que inquietava o coração de Josafá? Ele comparitlhou com o Senhor!
6- “Porém os nossos olhos estão postos em Ti” (v. 12c). Ser sincero não significa murmurar. Cuidado com murmurações. 1 Co. 10 mostra que este é um pecado que entristece e aborrece ao Senhor. Josafá foi sincero e ao final da declaração mostrou a sua dependencia total no Senhor!
7- Deus se importa com a minha dor (v. 13,14). A minha dor, Deus conhece e se importa com ela, e mais do que isso, Ele está dizendo: “Não temas, você não está só! Esta luta eu tomo para mim” você é meu filho, EU AMO VOCÊ!
8- Obedecer (v. 16,17,20). A Bíblia está repleta de exemplos bons em relação a satisfação de Deus ao nos ver obedecê-Lo e das terríveis consequências da desobediência.
9- Ter um coração agradecido (v. 18,19). Todos os personagens felizes da Bíblia tinham um coração agradecido. Ser dependente, ter intimidade com Deus implica em ser continuamente agradecido ao Senhor.
10- Ter fé. Fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem. Sem fé é impossível agradar a Deus. Fé está ligada a atitudes, minhas atitudes comprovam se tenho ou não fé.
11- Louvar a Deus (v. 21). não haviam fleixeiros, ou lutadores, ou cavaleiros a frente do exercito, mas cantores, levitas, ministros de louvor. Como eu começo meu dia? Como eu começo no meu campo de trabalho? Qual o primeiro assunto a ser estudado para o concurso que eu desejo fazer? Sempre comece com louvores. Adoração é um estilo de vida!
12- Retorne com alegria pela vitória (v. 27,28). Torne para render graças ao Senhor pela vitória com alegria, ainda que a vitória não seja aquela que eu espero ou tenha palnejado. Lembre-se sempre: Eu sou dependente de Deus assim como Josafá.
Quem está escrevendo uma nova história em mim é o Senhor dos exércitos!

Um comentário: